segunda-feira, 26 de maio de 2014

Caros leitores,
A partir dos conteúdos de genética e das discussões no curso de biotecnologia sobre temas que abordam questões como o projeto genoma, terapia gênica, clonagem, aconselhamento genético e diagnostico pré-natal, o filme “GATTACA a experiência genética” irá nos remeter a um momento de reflexão sobre até onde as descobertas científicas e as praticas de manipulação do DNA podem nos levar. Será que os conhecimentos científicos e a biotecnologia estão sendo benéficos para a nossa atual sociedade? Até que ponto isto é verdadeiro? Será que as revelações sobre o genoma humano serão realmente válidos para homens? Quais são as questões implícitas nestas descobertas? Estas e outras questões surgirão no decorrer do filme, pois, precisamos cada vez mais parar para refletir, questionar e saber até onde precisamos ir com a genética molecular.

Sinopse
Gattaca – Experiência Genética
Título original: (Gattaca)
Lançamento: 1997 (EUA)
Direção: Andrew Nicco;
Atores: Ethan Hawke, Uma Thurman, Jude Law, Gore Vidal
 Duração: 112 minutos
Gênero: Ficção Científica
Status: Arquivado

.

Num futuro no qual os seres humanos são criados geneticamente em laboratórios, as pessoas concebidas biologicamente são consideradas “inválidas”. Vincent Freeman (Ethan Hawke), um “inválido”, consegue um lugar de destaque em corporação, escondendo sua verdadeira origem. Mas um misterioso caso de assassinato pode expor seu passado.





Perguntas:

11.      O filme começa com uma frase bíblica: “vejam a obra de Deus: quem pode endireitar  o que Ele fez torto?” Eclesiastes 7:13
“Não só acho que devíamos interferir na mãe natureza, como acho que é isso que Ele deseja”. Williard Gallin.
Pare e reflita sobre as frases mencionadas acima. Faça um comentário com argumentações a favor ou contra as mesmas.

Reflexão: Não podemos endireitar o que Deus fez torto, mas porem podemos interferir na natureza aperfeiçoando-a, como é dito na frase de Williard Gallin. Pois, como também é dito na bíblia, Deus fez o homem a sua própria imagem para que ele dominasse sob tudo aquilo que há na terra, então isso mostra que o homem tem direito de interferir na natureza e, modifica-la e aperfeiçoa-la. E por conta das interferências realizadas e que estão em andamento,  hoje a sociedade está em constante evolução.



22.      a) “O asseio é santificado”. Está frase é dita no filme por Vincent em seu ambiente de trabalho. Faça um comentário a respeito da mesma.

Comentário: Como é mostrado no filme, para Vincent era muito perigoso deixar uma célula ou qualquer resquício em seu ambiente de trabalho, na qual poderia ser extraído o seu material genético.   Vincent era um “invalido”, o que significa que foi gerado através da relação sexual, e já que na época que se passa o filme somente os “válidos”, aqueles que foram gerados através de concepção artificial, conseguiam cargos importantes na empresa, ele se passa por outro homem que era “válido”, para conseguir um alto cargo, e para isso Vincent adquire hábitos necessários para sustentar esta identidade, tais como esfoliação constante, limpeza dos objetos onde toca para eliminar ao máximo os resquícios do corpo "inválido" como fios soltos, unhas e pele.

             b) “O currículo são as minhas células”. Relacione essa frase com a questão da privacidade humana.


Relação: Como é mostrado no filme, as pessoas são escolhidas através do material genético, tirando a privacidade delas, já que não é necessário no ambiente de trabalho saber a genética da pessoa. No curriculum convencional, tem impresso os nossos trabalhos, onde estudamos, experiências etc. Nas células,  tem o DNA, onde ficam guardados os nossos dados, como somos, a cor dos cabelos, doenças que vamos ter etc. E saber do nosso “curriculum das células” pode excluir uma pessoa por ter probabilidade de ter alguma doença, e isso acaba fugindo do foco do trabalho, pois não convém misturar assuntos pessoais, sendo que o importante é saber se a pessoa faz o trabalho direito.


Glossário:
Eugenia:
           O termo Eugenia foi criado por Francis Galton (1822-1911), que o definiu como:
O estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja física ou mentalmente.
Alpinista social:
 É um termo que se refere a indivíduos que investem em relacionamentos com pessoas de maior poder aquisitivo com o objetivo de chegar as classes sociais mais altas e gozar de riqueza.
Asseio:
Limpeza, higiene, perfeição, apuro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário