PROJETO BIOTECNOLOGIA
A dança dos
genes na sala de aula
INTRODUÇÃO
Um marco importante dentro da área da biotecnologia foi a
descoberta das ferramentas que levaram por exemplo ao sequenciamento de DNA.
Bem, mas o que é a biotecnologia? Por definição a é o uso de organismos vivos
ou parte deles para produção de bens e serviços. Por esta definição se
enquadram atividades que o homem vem realizando a milhares de anos, como por
exemplos a produção de pães, vinhos, queijos, etc... Já a biotecnologia moderna
se utiliza de técnicas do DNA recombinante, fazendo o uso da informação genética,
inserindo, deletando ou modificando
genes nos organismos para criação de algum produto biológico.
Imaginem isso: uma pessoa apresenta cerca de 100 bilhões de
milhas de DNA ou ainda se todo o DNA do
seu corpo virasse um único fio ele teria o comprimento para ir e voltar 8000
vezes até a lua. Esta extraordinária quantidade de DNA contida nos corpos dos
seres vivos é a chave para o entendimento da vida e dos fatos que a cercam. Mas o que é o DNA ? O DNA é uma macromolécula
composta por moléculas menores, um grupamento fosfato, um açúcar
(desoxirribose) e uma base nitrogenada que pode variar, estas são as famosas
letrinhas A,C,G e T. Todo este material químico/biológico se encontra no núcleo
de todas as células de todos os seres vivos. Recentemente o livro da vida que é
composto por estas letrinhas foi escrito. Este feito foi realizado a partir de
um projeto que se iniciou em 1990 chamado de projeto genoma, ele se iniciou
através de uma iniciativa do congresso Americano que resolveu investir bilhões
de dólares e isso foi feito a partir de um consórcio público liderado por um
famoso cientista chamado chamado Francis Collins. A conclusão do projeto foi anunciada em 26 de
junho de 2000, na casa branca e publicados em duas revistas científicas de
peso a Nature e a Science em fevereiro de 2001. De lá para cá muitos avanços
ocorreram nesta área e a velocidade da técnica de sequenciamento aumentou muito
e os custos diminuíram. Hoje já é possível sequenciar o seu todo o seu DNA em
apenas 24 horas por um valor aproximado de 1000 dólares. Bárbaro, não é?
Imagem de http://pt.wikipedia.org/wiki/Biotecnologia , acessada em 11/02/2014.
OBJETIVOS:
Gerais: Criar no aluno uma visão multidisciplinar e crítica
no que se refere a biotecnologia e suas implicações na área da saúde, do meio
ambiente, englobando temas como os transgênicos, o projeto genoma humano, a
terapia gênica, clonagem, aconselhamento genético, teste de paternidade, diagnóstico pré-natal, medicina forense.
Compreender tais temas e suas implicações são de suma importância para a
formação de jovens para que possam exercer a sua cidadania de forma a
questionar o desenvolvimento científico, compreendendo, criticando e
interferindo em ações negativas e
prejudiciais a vida e a biodiversidade.
Específicos:
- Conhecer a natureza química da molécula de DNA e o conceito de gene;
- Construir a habilidade de criar modelos tridimensionais da molécula de DNA;
- Compreender e reproduzir experimentos a partir de protocolos de aula prática;
- Conhecer a enorme gama de transgênicos de animais e plantas a partir de pesquisas;
- Construir uma visão crítica (conhecer os prós e os contras) a respeito dos trasngênicos);
- Conhecer as ferramentas utilizadas nos laboratórios de biologia molecular nos constructos biológicos;
- Conhecer a técnica utilizada na identificação de pessoas através de métodos forenses;
- Compreender o que são, como se originam e quais as utilizações das células tronco na medicina;
- Refletir a respeito das descobertas científicas e das práticas de manipulação do DNA para desenvolver um senso crítico e ético;
- Repensar as questões do racismo na sociedade a partir dos novos conhecimentos adquiridos na área da genética.
Professora Heliana Han
Imagem de http://1.bp.blogspot.com/-lr8A4e4Bdvk/T02AB7meAiI/AAAAAAAAISY/wCqEPQnGTQI/s1600/128_1_HE.jpg,
acessada em 11/02/2014.
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