terça-feira, 23 de setembro de 2014

Resumo: Artigo "Contra ferroadas"

Artigo: Pesquisa Fapesp
"Contra ferroadas"




http://noticias.br.msn.com/fotos/ies135-o-mundo-visto-pelo-microscopio?page=9 Acessado dia 23/09 às 15:17

A partir de experimentos com camundongos, o pesquisador paulista Mário Palma e seu grupo, integrante do corpo docente da Unesp em Rio Claro, desenvolveram um soro capaz de amenizar os efeitos causados pelo veneno da abelha.
Tratando-se do experimento, os roedores foram submetidos a altas doses do veneno, neste o soro agiu de forma que impediu a destruição das células sanguíneas transportadoras de gás carbônico e oxigênio, evitando que as células musculares sofressem danos. O desenvolvimento do composto permitiu ao Brasil, já grande produtor de soros em escala mundial, um destaque ainda maior no ramo.
A produção do soro teve como método identificar as moléculas ativas de veneno e, deste modo, realizar uma proteção a partir da neutralização de cada proteína por meio dos anticorpos.
Fora estabelecida também um vínculo com o Instituto Butantan, uma importante instituição brasileira produtora de soros e vacinas. Para confirmar a eficácia, pesquisadores do instituto repetiram o experimento.
Experimentos e testes em seres humanos deve ter seu início em dois anos caso os sucessores dos camundongos, os cavalos, apresentarem bons resultados nos testes.
Paralelamente com o experimento paulista, Paulo Melo e sua equipe da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), observaram um medicamento capaz de bloquear os efeitos do veneno da abelha, a suramina. O pesquisador acredita que o medicamento em questão seja uma complementação do soro desenvolvido por Palma e seus pesquisadores.


http://www.culturamix.com/category/animais/page/2 Acessado dia 23/09 às 15:20



http://gazeta24horas.com.br/portal/?p=6833 Acessado dia 23/09 às 15:15

Postado por: 
Gustavo Nunes (2ºB)
Nicholas Gimenez (2ºA)
Pedro Henrique (2ºB)
Rafael Alba (2ºB)
Rodolfo Alandia (2ºA)
Walter Pugliesi (2ºA)

Um comentário:

  1. You are using my copyrighted image of a honey bee sting. Please remove and respect my copyright. http://ucanr.edu/blogs/blogcore/postdetail.cfm?postnum=773

    ResponderExcluir