terça-feira, 18 de março de 2014

Belgian Blue

 
 Sua crianção começou em 1807, com o cruzamento experimental entre as raças Shorthorn e Charolais, com o intuito de criar animais com maior massa muscular. Com o passar do tempo, os agricultores passavam a selecionar os animais maiores e mais fortes para gerar descendentes "superiores".
 Os cientistas começaram a tentar desenvolver os Belgian Blue nos saboratorios de inseminação artificial Liege desde meados de 1950, foi em 1997 que o cientista geneticista Se-Jin Lee descobriu que o Belgian Blue tinha um defeito no gene da Miostatina (proteína produzida em células do músculo esquelético que circula no sangue e atua no tecido muscular - limitando o crescimento do tecido muscular).
 Em 2001, Lee realizou testes de laboratório com ratos, inserindo mutações que aumentaram a produção de substâncias bloqueadoras da miostatina, confirmando suas hipóteses. 
 Ou seja, os bovinos Belgiam Blue possuem um defeito genético introduzido artificialmente na miostatina, que faz com que seus músculos continuem crescendo além deste limite. Sendo chamado de "dupla musculatura", uma hipertrofia exagerada dos músculos e para assegurar que o gene defeituoso se transmita, é realizado o processo de inseminação artificial. 
 C omo foi publicado na revista Super Interessante, “Para um boi, a morte pesa 450 kg. Ao atingir esse peso, o animal é enviado ao matadouro” (edição de junho de 2007, “Como um boi vira bife”), bovinos convencionais são abatidos com aproximadamente 450 kg, enquanto o Belgian Blue costuma pesar mais de uma tonelada. 
 Os Belgian Blue tem consequências por esse aumento de passa muscular, afinal, a sua estrutura óssea de bovino é capaz de suportar o peso convencional da especie, com o dobro do peso, causa danos a ossos, articulações e órgãos em geral. Os textos e artigos ainda citam a dificuldade no nascimento dos filhotes, que precisam muitas vezes nascer por cesária, porque as vacas com "dupla musculatura'' apresentam estreitamento ou redução na região pélvica. 
 Por enquanto, a criação de bovinos Belan Blue é algo restrito - não se tem ampla comercialização da carne porque o custo da criação e reprodução são elevados. 


Fonte: http://www.anda.jor.br/03/09/2013/bovinos-transgenicos-ja-sao-reproduzidos-para-consumo-humano
http://pt.wikipedia.org/wiki/Miostatina
http://tdegrandis.blogspot.com.br/2013/05/miostatina-e-hipertrofia.html

Postado pela aluna: Tayana Miranda Vincoleto

Nenhum comentário:

Postar um comentário