segunda-feira, 10 de março de 2014

ENTREVISTA.



Bruna Rossi Leão Raphaeli,  estudante do ultimo ano ciências biológicas pela Universidade Federal de São Paulo.









1) A biotecnologia é uma área que vem aparecendo na mídia nos últimos anos. Como profissional da área, você poderia mencionar algum beneficio para a sociedade levando em consideração os avanços neste campo?

Os benefícios da área de biotecnologia são inúmeros, o principal deles são as da área medica, como a descoberta da penicilina e a utilização de organismos vivos para fabricação de remédios.

2) A respeito dos transgênicos, há países europeus contra a produção destes organismos, e outros como os Estados Unidos a favor. Qual é a sua posição?

 Minha posição é contra, pois alguns estudos mostram que os efeitos de alimentos transgênicos  em alguns organismos causam  toxicidade na células. A seleção natural tende a ser maior nas plantas que não são transgênicas. Alem de que causaria eliminação de populações naturais de insetos, animais e outras espécies de plantas devido a resistência dos organismos transgênicos e aumento de reações alérgicas em determinadas pessoas.

3) Cite um avanço nesta área que tenha despertado seu interesse em especial.

Um avanço na área que desperta interesse é na área de biologia forense, onde através de analises de genes específicos pode se encontrar  criminosos.

4) Qual foi a maior descoberta na área da biotecnologia?

A maior descoberta da área da biotecnologia foi a penicilina, pois através dela o numero de mortes por infecções reduziu drasticamente.

5) Qual a maior importância da biotecnologia para a sociedade?

A importância da biotecnologia para a sociedade é que através dela houveram avanços na área da saúde, nutricional e  investigativa.

6)  A terapia genética causa algum dano? Como é feita à introdução de genes nas células e tecidos do corpo humano para tratamento de doenças?

A terapia genica pode causar alguns danos, como por exemplo mutações, induzir o desenvolvimento de tumores.  Existem alguns tipos de terapia genica, o principal deles é quando um gene  é  normal é inserido no genoma para que substitua um gene defeituoso. Ou um também um gene anômalo pode ser trocado através de recombinação genica durante a meiose, na prófase I, onde ocorre crossing over.

7) Como ocorre uma mutação genética dentro do organismo? E por que a mutação é um dos mais importantes fatores evolutivos?

 A mutação genica ocorre quando há mudanças na sequência dos nucleotídeos do genoma de uma célula, que podem ser causadas  por radiação, vírus e substâncias químicas mutagênicas, ou por erros que ocorrem durante a meiose ou replicação do DNA. Esses fatores produzem diversos tipos de mudança nas sequências de DNA, que podem não ocorrer alterações, podem alterar o produto de um gene, ou alterar a quantidade que um gene é produzido.  A mutação é um dos fatores de maior importância na evolução, pois através dessas mudanças nos genes, ou em suas sequencias há uma grande variabilidade genética, o que possibilita que fatores ambientais e biológicos não afetem grande parte de uma população.

8) Qual o funcionamento de cristalografia de raios x?

A cristalografia de raios X,  consiste em fazer passar um feixe de raios X, uma forma de radiação eletromagnética, através de um cristal da substância sujeita ao estudo.
O cristal acima foi produzido pelas alunas do grupo


9) Você teria alguma experiência ou alguma curiosidade para nos compartilhar?

Minha experiencia na área da biotecnologia, foi quando fiz uma pesquisa sobre uma doença chamada raquitismo, e osteomalacia induzida por tumor, estas doenças atingem principalmente mulheres de pele branca acima dos 50 anos de idade, causando o que é chamado popularmente de "ossos moles", no segundo caso na forma de um tumor maligno, o câncer nos ossos. Nas duas doenças havia um gene mutado chamado PHEX, este gene é um regulador de fosfato e está ligado ao cromossomo x. Com os avanços na área de biotecnologia é possível prever a atividade do gene, e onde ocorre sua mutação. Permitindo estudos deste tipo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário